Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum News Notícias diversas


Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

Astrônomos descobrem mistério da água da Terra

   
Notícias que não são sobre Linux ou sobre Informática

Moderadores: Fundador, Moderadores

Astrônomos descobrem mistério da água da Terra

Mensagempor Makinary » 20 Jul 2012, 13:31



Em maio, uma imagem divulgada pelo Serviço Geológico Americano (USGS) mostrou como, na verdade, há pouca água na Terra. Agora, o Instituto de Ciência Espacial Telescópica, em Baltimore, Estados Unidos, criou um novo modelo de formação do sistema solar que desvenda os mistérios da água no planeta.

Com ajuda de dados fornecidos pelo Telescópio Hubble, da Nasa, os pesquisadores Mario Livio e Rebecca Martin observaram o comportamento de jovens estrelas. Com isso e com a informação de que 99% da Terra é feita de rocha seca, eles criaram um novo modelo que explica porque a Terra tem pouca água.


Na teoria antiga, o modelo de disco de acreção padrão, os planetas em nosso sistema solar se formaram a partir de um disco de gases e poeira ao redor do Sol. Esse disco protoplanetário totalmente ionizado condensou em diferentes pedaços, que formaram os planetas a partir de forças gravitacionais.

Então, dependendo da distância do Sol, os planetas ganhariam características diferentes. Dessa forma, um planeta seria seco e rochoso de acordo com uma determinada zona onde ele se encontra. Fora dessa fronteira, chamada linha de neve, ele seria gelado.

Porém, a Terra não se encaixa nessa teoria. Se ela estivesse na linha de neve, seria um corpo gélido. Se estivesse fora, teria muita água. Mas a Terra tem menos de 1% de água em sua composição.

Diante disso, Martin e Livio descobriram que esse modelo não considera que discos ao redor de jovens estrelas não são totalmente ionizados. Portanto, eles não são discos padrões, pois não há calor suficiente para ionizar o disco.

Com isso, os pesquisadores concluíram que a linha de neve no sistema solar do modelo antigo não estava no local correto. Além disso, podem existir outras áreas. No centro, por exemplo, há uma área turbulenta próxima ao Sol. Ao redor deve haver uma área morta.


A Terra deve ter se formado em uma terceira região, que é quente e seca. Nesse local, as forças gravitacionais aqueciam a densa matéria no disco, o que fazia o gelo evaporar. Assim, é possível explicar a formação da Terra e de todos os planetas do nosso sistema solar.




Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/astronomos-descobrem-misterio-da-agua-da-terra-20072012-4.shl
Imagem
Avatar do usuário
Makinary
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 1552
Registrado em: 25 Set 2010, 23:39
Localização: Histórias
Distribuição Linux utilizada: Mandriva

Re: Astrônomos descobrem mistério da água da Terra

Mensagempor Will » 20 Jul 2012, 22:13

Ou seja, em alguns anos luz próximo da nossa linda e querida Terra tem água em abundância --- basta termos uma tecnologia ultra que chegue a viajar em alguns km luz por hora, para poder explorar melhor e de perto, para descobrir novos corpos extra terrestres e água, caso algum dia o planeta necessite.
*-*
Viver é nada mais que aproveitar o tempo que não temos... :lol:
Avatar do usuário
Will
Da casa
Da casa
 
Mensagens: 291
Registrado em: 31 Ago 2010, 16:49
Localização: Will-1.0.tar.bz2
Distribuição Linux utilizada: Slackware


Voltar para Notícias diversas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron