Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum News Notícias do mundo da informática


Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

AMD lança primeiro processador de 5 GHz para PCs comuns

   
Notícias em geral a respeito do mundo da informática

Moderadores: Fundador, Moderadores

AMD lança primeiro processador de 5 GHz para PCs comuns

Mensagempor Makinary » 12 Jun 2013, 18:42

A corrida por processadores com muitos GHz foi praticamente abandonada há alguns anos. No seu lugar a busca dos fabricantes se deu por processadores mais eficientes e no uso de vários núcleos. De qualquer forma, para a maioria dos usuários comuns dá a entender que a medida em GHz ainda é muito importante. Desconsiderando o desperdício de energia, de fato um processador com maior frequência geralmente faz mais do que o mesmo em frequência inferior na maioria das situações.



Sem contar os processadores destinados aos entusiastas de overclock, a AMD anunciou na E3 o primeiro processador destinado a usuários comuns que chega nativamente aos 5 GHz.

É o AMD FX-9590, de 8 núcleos. Os 5 GHz são atingidos no modo turbo, quando a máquina precisa de mais desempenho. Infelizmente não há menção sobre a velocidade em modo normal. O modelo inferior FX-9370 chega aos 4,7 GHz - ainda assim bem mais do que os 4,2 GHz do atual FX-8350.

A barreira dos 5 GHz já foi atingida há muito tempo (um da AMD já chegou a 8,4 GHz em OC), a diferença é que desta vez o AMD FX-9590 leva a marca dos 5 GHz para desktops de pessoas comuns, sem a necessidade de fazer overclock.

Os novos processadores são baseados na arquitetura "Piledriver", conhecida pelo relativo baixo custo e facilidades de overclock. Infelizmente em desempenho bruto ela perde para muitos Core i5.

Eles estarão disponíveis em alguns meses, mas os valores não foram revelados. O press release destaca alguns lançamentos marcantes da AMD, mas não dá detalhes técnicos destes novos. Só saberemos se os 5 GHz valerão o que sugerem na prática assim que surgirem os primeiros benchmarks.

A AMD destaca que foi a primeira a quebrar a barreira de 1 GHz em maio de 2000, além de outras iniciativas importantes no mundo da computação: o primeiro processador de 64-bit compatível com Windows e os primeiros processadores dual e quad-core "nativos". Ela também inovou com a primeira APU (unificação do processador a um chip gráfico) e o primeiro SoC x86 quad-core. Pena que ela vem enfrentando dificuldades em competir de igual para igual com a Intel nos modelos high-end.


Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2013-06/amd-amd-fx-9590-5ghz.html
Imagem
Avatar do usuário
Makinary
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 1552
Registrado em: 25 Set 2010, 23:39
Localização: Histórias
Distribuição Linux utilizada: Mandriva

Re: AMD lança primeiro processador de 5 GHz para PCs comuns

Mensagempor Filipe » 13 Jun 2013, 23:39

Caramba... Finalmente chegaram aos tão almejados 5Ghz para pcs comuns!
Linux Total, uma alternativa para quem está cansado das mesmas coisas de sempre ;)
Avatar do usuário
Filipe
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 1897
Registrado em: 27 Ago 2010, 10:10
Localização: /home/filipe/
Distribuição Linux utilizada: Ubuntu


Voltar para Notícias do mundo da informática

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron