Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum News Notícias do mundo da informática


Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

Lembra como os mascotes do Office eram chatos?

   
Notícias em geral a respeito do mundo da informática

Moderadores: Fundador, Moderadores

Lembra como os mascotes do Office eram chatos?

Mensagempor Makinary » 20 Ago 2012, 18:46



Seu computador era uma carroça e tarefas simples como abrir um editor de planilhas demorava séculos. Para ajudar você a Microsoft podia criar uma versão mais leve do programa, mas não, a empresa preferiu investir em mascotes, como Clippy. Lembra deles?

Oficialmente chamados de Assistentes do Office, esses desperdícios de memória RAM, foram incluídos a partir da versão 97 do pacote de escritório da Microsoft e continuaram como default até a versão 2003. A origem da “brilhante” ideia de usar bichinhos bonitinhos para tornar seu PC mais lento, porém, nasceu antes disso.

Em 1995, a Microsoft criou o projeto BOB, em que toda a interface do Windows era centralizada em um cãozinho animado e um cenário lúdico, tipo a tela de abertura de um daqueles CD-ROMs da Disney (Dê uma olhada e tente não rir). Por razões óbvias, o projeto fracassou, mas a Microsoft insistiu um pouco mais.

Assim como o mascote do BOB, no Office os desenhos animados apareciam no canto inferior da tela e traziam informações da biblioteca de Ajuda do sistema. Sim, aquela mesma que demora para carregar e nunca, nunca mesmo, resolve a dúvida que você tem.

Para deixar a brincadeira mais batuta, a MS incluiu novos amiguinhos para o cachorrinho do BOB. Eram eles: o cãozinho Rex, a gatinha Mimi, a bolinha vermelha Pingo, o robô F1, o bruxo Merlin, um globo colorido chamado Natureza (muito WTF!?), uma versão animada do logotipo do Office e uma caricatura do Einstein.



Cada um deles tinha uma “personalidade” para tentar atender as suas dúvidas. Vendo hoje, é inacreditável pensar que uma empresa do tamanho da Microsoft colocou num produto tão importante como o Office tantas piadinhas de gosto duvidoso. Na apresentação dos personagens, por exemplo, a descrição do cãozinho Rex diz “se você cair num barranco, chame a Lassie. Se você precisar de ajuda no Office, chame o Rex”.

Claro, que o melhor eu deixei para o final: a grande estrela da companhia era o Clip! Aquele maldito clipe que fazia piadinhas e se contorcia todo para chamar a atenção. Claro, nunca adiantava e tudo mundo só começava a trabalhar depois de fechar sua janelinha. Claro, ele voltava sempre depois. Claro, você pode até dizer que odiava ele, mas, no fundo, lembrar do personagem deu aquele gostinho de nostalgia boa.

Então, antes de todos chorarmos de saudades, termino com a apresentação do dito cujo: “embora seja apenas um fio de metal, o Clip o ajudará a encontrar as respostas para as suas dúvidas”.

BONUS TRACK: Se você for maluco o suficiente para querer os assistentes de volta, há um pacote gratuito para fazer isso nas versões mais novas do Windows. Mas, sério, pense bem.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/ctrlz/blog-info-ctrlz/mascotes-do-office/
Imagem
Avatar do usuário
Makinary
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 1552
Registrado em: 25 Set 2010, 23:39
Localização: Histórias
Distribuição Linux utilizada: Mandriva

Voltar para Notícias do mundo da informática

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron